sexta-feira, 13 de março de 2015

Walter Burkert


2 de fevereiro de 1931 - 11 de março de 2015

kaì taût'esti tà mustêria
.

III Curso «A Vida no Antigo Egipto»



No âmbito das suas actividades de formação e extensão cultural, previstas para o ano lectivo 2014/15, o Centro de História da Universidade de Lisboa vem divulgar o Curso A vida no Antigo Egipto III: usos e costumes, que decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre os meses de Abril e Maio de 2015.

Mais informação aqui.

Centro de História
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Cidade Universitária - Alameda da Universidade
1600-214 LISBOA / PORTUGAL
Tel.: (+351) 21 792 00 00 (Extensão: 11610) - Fax: (+351) 21 796 00 63
E-mail: centro.his@letras.ulisboa.pt
URL: http://www.centrodehistoria-flul.com

Erotismo, Sexualidade e Pecado na Definição Religiosa do Ocidente


Erotismo, Sexualidade e Pecado na Definição Religiosa do Ocidente

Curso Livre organizado por: Ciência das Religiões | Un. Lusófona
Início a 16 de Março
(2as, das 20 às 22h)
Campo Grande, Lisboa,
Inscrições através deste link.

Docentes:
Paulo Mendes Pinto
Susana Bastos Mateus


Descrição:
«Desde os tempos mais remotos que a sexualidade, como base da coesão das células comunitárias e como forma de agregação de indivíduos em torna da reprodução, se mostra como peça fundamental para compreender a organização social e os imaginários individuais e colectivos.

Desde, pelo menos, o Neolítico que arqueologicamente temos de relacionar a sexualidade com a própria noção de divino, e transportar esses códigos para a definição dos ritos, das crenças e das teologias.

Seja em torno das hierarquias e das formas de estruturara s sociedades, seja em torno da relação com o Cosmos e com a ciclicidade da natureza, o feminino e o masculino afrontam-se num quadro de sobrevivência das comunidades onde a sexualidade é imagem dos desejos sociais e dos medos ancestrais.

Herdeiros deste universo que plasma o macro no micro, onde a prostituição sagrada e o casamento estão enquadrados de formas agora inusitadas, veremos como os monoteísmos constroem novas realidades teológicas que enquadram moralmente práticas antigas, relegando-as para o mundo do que é tido como negativo. Exclui-se o corpo da teologia e defendem-se as asceses como metodologia de sublimação de um espírito cada vez mais desagregado do corpo.

O Cristianismo apenas se vai enquadrar nesta linha de História das Ideias onde a mulher será imagem de pecado e onde o erotismo e o sexo serão ferramentas do demónio.
Com um aparato imenso, quer teológico, quer de piedade pessoal, o Cristianismo irá sistematizar e forçar uma leitura dos Textos Sagrados na definição omnipresente e omnipotente, com as resultantes práticas de dor sobre o corpo e de punição em relação ao pensamento e às acções.

Hoje, dois milénios depois do nascimento do Cristianismo, o Ocidente tem uma matriz cultural onde os puritanismos do século XIX conviveram com formas de subversão dos dogmas e das normas. Ao longo do século XX deu-se toda uma revolução sexual que culminou numa imensa industria em torno da pornografia, ou de romances e filmes e séries televisivas repletas de imaginários de transgressão, como se apenas através da afronta fosse possível ultrapassar essa herança milenar.

Entre divãs de psicólogo, conselheiros espirituais e matrimoniais, hoje em dia temos um sociedade entre a tradição herdada da matriz religiosa dominante e novas práticas que muitas vezes se apresentam exactamente no sentido do reencontro com a Antiguidade, com o que de supostamente puro se encontra nas formas mais elementares de sociedade e civilização.»
.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Harry Hoffner, Jr.


27 de novembro de 1934 - 10 de março de 2015

A giant of Hittitology
in whose shadow we stand


.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Restauro virtual do Museu de Mosul

Museu de Mosul

Project Mosul: Call For Action

Project Mosul is a volunteer action by the fellows of the Initial Trianing Network for Digital Cultural Heritage (www.itn-dch.eu), a Marie Curie Actions training project that is part of the Seventh Framework Programme.

We are looking for volunteers to help virtually restore the Mosul Museum. This includes finding photos, processing data, contributing to the website and generally helping out with organising the effort to identify the museum artefacts. If you can help, drop us a line here, or e-mail us directly at projectmosul@itn-dch.net.

Mais informação aqui.

Relevo do palácio de Nínive com
detalhe da caçada de Assurbanípal ao leão (séc. VII a.C.)
(antes no Museu de Mosul)
.