sábado, 12 de novembro de 2016

Pós-Graduação: Dharma do Buda, Yoga e Sânscrito



Pós-Graduação 

Dharma do Buda, Yoga e Sânscrito

Direção: António Faria
Coordenação: Paulo Hayes e Shiv Kumar Singh
Horas de contacto: 120h Contacto + 80h de Tutoria (200h Total)
Início: Novembro (dia 14, segunda-feira)


Apresentação:
Quando dizemos Budismo, Yoga Clássico e Sânscrito, estamos a falar de filosofia e ciência, de epistemologia e fenomenologia, assim como de uma língua abrangente e profunda. Dito de outro modo, é escuta (shravana), “reflexão crítica” (manana) e contemplação activa (nididhyãsana), isto é, Dharma e Darshana (via e olhar libertador). Mas porque utilizamos aqui o Sânscrito? Simplesmente porque utilizar um único idioma e pretender abrir portas do pensamento universal e da experiência humana como um todo é um resquício mais ou menos inconsciente de uma atitude redutora e colonialista (Panikkar). O estudo do Sânscrito - mesmo que a um nível introdutório - é relevante para o conhecimento e as práticas do Dharma do Buda e do Yoga. Assim, este curso introdutório tem um objetivo duplo: a iniciação à língua e algumas bases para uma melhor compreensão do Dharma do Buda e do Yoga.

Destinatários:
Estudantes, profissionais, Ciência das Religiões ou Comunicação. Ainda sacerdotes, ministros de culto ou profissional/voluntário nas áreas da saúde e do ensino. Também os que têm acção político-social ou de segurança. Os que carecem melhorar a estabilidade mental.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir:
Aquisição de competências e ferramentas teórico práticas suficientes para uma boa compreensão de algumas relações entre tópicos relevantes das filosofias e práticas do
budismo, através da transmissão das necessárias bases que as permitam reconhecer, enquadrar e praticar. Aquisição de competências e ferramentas teórico práticas suficientes para uma boa compreensão de algumas relações entre tópicos relevantes das filosofias e práticas do budismo e do yoga, através da transmissão das necessárias bases que as permitam reconhecer, enquadrar e praticar.

Unidades Curriculares:
1º Semestre
Filosofia Budista I
Filosofia do Yoga I
Meditação Budista Práticas I
Yoga Clássico Práticas I
Introdução ao Sânscrito I

2º Semestre
Filosofia Budista II
Filosofia do Yoga II
Meditação Budista Práticas II
Yoga Clássico Práticas II
Introdução ao Sânscrito I

Cada Unidade Curricular (de 12h) tem direito a 8h de acompanhamento tutorial.

Para mais informações: 

prakriti53@gmail.com

shiv4singh@gmail.com

paulo.hayes@gmail.com 


Para consultar a apresentação desta Pós-Graduação ULHT e iniciar a Candidatura: AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.