sábado, 28 de setembro de 2013

Cursos Livres: Retórica e Paleografia Grega

Homero, Ilíada, II.1 segs.


CURSOS LIVRES

de 28/10/2013 a 01/11/2013

Retórica                 Paleografia Grega

Formador: Doutor Rui Miguel Duarte

Retórica
Dado o imenso universo teórico e epistemológico da retórica, será impossível num tão curto número de horas tocar os mais diversos sistemas que o integram. No âmbito deste curso, seleccionar-se-ão pois para tratamento os aspectos que maior relevância tiveram ao longo dos tempos: numa perspectiva diacrónica e genérica, desde os mais antigos documentos que testemunham a existência de comunicação com intuitos persuasivos; e no tocante às propostas teóricas em retórica surgidas na Antiguidade clássica e helenística (Grécia e Roma). Analisar-se-ão as relações entre a retórica e outras disciplinas, designadamente a filosofia, a pedagogia, a dialéctica e a hermenêutica. Numa abordagem pragmática, far-se-á ainda a exegese de textos (discursos, excertos da literatura clássica grega e latina e da Bíblia) com o recurso aos instrumentos e grelhas de composição e análise proporcionados pela retórica.

Paleografia Grega
Este curso terá uma vocação essencialmente prática, e consistirá essencialmente de exercícios de leitura, interpretação paleográfica e transliteração. Pretende-se com ele iniciar os formandos na problemática da leitura dos manuscritos gregos, da Antiguidade à autora do Renascimento; designadamente:
— que reconheçam características das diversas tipologias alfabética uncial e minúscula, bem como de convenções gráficas como abreviaturas, ligaturas e nomima sacra;
— que valorizem aspectos de fonologia histórica da língua grega na leitura como factores que potenciam erros de cópia; — que proponham soluções para os problemas (confusões entre abreviaturas, erros de cópia) que estes elementos colocam à leitura paleográfica, através da transliteração.
Finalmente, embora este curso não os toque, será visto em complementaridade com outros domínios, como a crítica textual, a ecdótica ou a codicologia, numa conjunção de saberes que permitirão, àqueles que eventualmente estejam interessados, abalançarem-se à edição de textos gregos.

Vagas limitadas
Inscrições até 5 de Outubro

Centro de Estudos Clássicos
Faculdade de Letras
Cidade Universitária
1600-214 LISBOA
TEL (351)21 792 00 00 (geral) / 21 792 00 05 (Secretariado)
FAX (351)21 792 00 80
E-mail: centro.classicos@fl.ul.pt
Sítio electrónico: http://www.fl.ul.pt/cec/
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.