domingo, 17 de junho de 2012

"Descobertas em Espanha as mais antigas pinturas rupestres"

As marcas das mãos pintadas há mais de 37 300 anos
Fotografia © Reuters/ Cortesia de Pedro Saura ao DN

"A gruta de El Castillo, em Espanha, tem a pintura rupestre mais antiga da Europa, com mais de 40 mil anos, citando uma nova investigação, na qual participou o arqueólogo português João Zilhão.

A investigação, com recurso à técnica radio-métrica com urânio e tório, foi efetuada em 50 pinturas paleolíticas de 11 grutas localizadas nas regiões espanholas das Astúrias e Cantábria, incluindo as grutas de Altamira, El Castillo e Tito Bustillo.

Em El Castillo, os peritos detetaram uma gravura que creem ter mais de 40 800 anos. São, por exemplo, marcas de mãos que se julga terem sido feitas por um Neandertal.

Até há bem pouco tempo, a gruta Abri Castanet, em França, reclamava ter a imagem rupestre mais antiga da Europa, com 37 mil anos.

Na descoberta agora divulgada participaram 11 investigadores, incluindo o português João Zilhão, especialista em arqueologia pré-histórica e antigo coordenador do projeto do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

O estudo, publicado hoje pela revista Science, concluiu que a prática artística pré-histórica começou na Europa talvez dez mil anos antes do que os cientistas previam e pela mão do homem de Neanderthal, que terá morrido há cerca de 40 mil anos.

Segundo um dos investigadores envolvidos na descoberta, Alistair Pike, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, "os resultados desta datação mostram que os homens modernos terão chegado de África à Europa, com a pintura mural a fazer já parte das suas atividades culturais ou a ser desenvolvida por eles muito rapidamente".

Ainda de acordo com o mesmo especialista, "os vestígios da presença dos homens modernos no norte de Espanha remontam a 4 500 anos, altura em que havia ainda [na região] homens de Neanderthal".

A técnica de datação usada na investigação mede a idade dos sedimentos carbonizados sobre as pinturas, mas não data a camada superior dos pigmentos, para não os estragar.

Por isso, ressalvou o arqueólogo João Zilhão, as pinturas poderão ser "vários milhares de anos mais antigas do que os sedimentos carbonizados que as cobrem"."

Fonte aqui.

sábado, 16 de junho de 2012

Loebolus - Loeb Classical Library em linha


Edições Loeb Classical Library disponíveis em linha.

"Loebolus is based on Edwin Donnelly's “Downloebables” , aiming to make all the public domain Loebs more easily downloadable by re-hosting the PDF's directly."


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Novo livro: "Paulo de Tarso - Grego e Romano, Judeu e Cristão"


"Muito provavelmente, Paulo de Tarso, antes conhecido como Saulo, nasceu na primeira década do século I d. C., o que significa que seria pouco mais novo do que Jesus de Nazaré. Judeu da diáspora, o apóstolo seria natural da Cilícia, tendo decerto tido uma educação de tipo helenizante. Cidadão romano, como ele próprio se identifica pela mão do autor dos Actos dos Apóstolos, Paulo viajou por todo o Mediterrâneo, designadamente pela Síria, Chipre, Ásia Menor, Antioquia, Galácia, Macedónia, Corinto, Jerusalém, Éfeso, Roma e, muito possivelmente, pela Península Ibérica. Paulo terá vivido sob os principados de Augusto, Tibério, Gaio Calígula e Cláudio, acabando por ser condenado à morte, em Roma, no tempo de Nero. A sua vida coincidiu, por conseguinte, com a vigência de toda a chamada dinastia Júlio-Cláudia, assistindo assim à emergência do Principado ou Império Romano bem como a todas as transformações que o Mundo Antigo conheceu nessa época."
Da introdução.

Obra disponível para consulta aqui.
.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eurípides Scholia em linha

Eurípides


"This site is the home of a new open-access digital edition of the scholia on the plays of the ancient Athenian tragedian Euripides"

"‘Scholia’ is a catchall term applied to various annotations accumulated in antiquity and the medieval Byzantine period to explain or comment on various aspects of Greek texts."

.